quarta-feira, 9 de março de 2016

O Gigantesco Ímã no Jornal Âncora do Sertão


Foto de Álvaro Severo.

“O Gigantesco Ímã”, filme dirigido por Petrônio e Tiago Scorza, estrelado pelo cientista nato Evangelista Ignácio de Oliveira, tem ganhado cada vez mais destaque dentro das produções do cinema nacional, levando Serra Talhada e o seu ilustre filho para todo Brasil. O Âncora entrevistou, com exclusividade, um dos diretores do documentário “O Gingantesco Ímã” e na oportunidade, Petrônio, 41 anos, nos contou inúmeros detalhes sobre a idealização, produção e distribuição do filme; confirmando, inclusive, quando o filme será exibido na Capital do Xaxado. Confira.
Âncora do Sertão: Como surgiu a ideia de elaborar o filme documentário sobre Evangelista, desde o curta “O som da Voz do Trovão” até o longa “O Gigantesco Ímã”?
Petrônio: Eu estava morando no Reio de Janeiro e estava querendo filmar algo novamente pelo sertão nordestino, como tinha feito em “Alpercata de Rabicho”, daí me lembrei da existência de uma pessoa que via na pré-adolescência. Um homem que andava com o cabelo desgrenhado, sempre segurando uns ferros e com aparência de cientista maluco. Era Evangelista. Nessa altura, eu já tinha feito documentários para TV e queria fazer para o cinema. Isso era 2002, fim do ano, quando consegui fazer contato com Evangelista. Eu e um amigo, Tiago Scorza, estávamos para ir filmar na Paraíba em janeiro de 2003, quando vi a possibilidade e a maior facilidade de filmar com Evangelista, então, investi na empreitada e mudamos o rumo da viagem. Passamos cinco dias com Evangelista, que foi a primeira fase de registro para “O som da luz do trovão”, que ficou pronto em 2005. Curta que mostrou as obras de evangelista em 20 minutos.
Como tínhamos feito o curta e tinha sobrado várias ideias e material que não pudemos editar, surgiu a ideia de fazer um longa para mostrar o processo de trabalho de Evangelista, suas descobertas, tentativas, acertos e erros. Um filme mais vivo, que traz o cientista dentro de sua intimidade, mostrando também características de seu passado que identificam sua personalidade e seus amigos, também inventores de Petrolina e Serra Talhada, que o ajudam, estimulam e até o provocam a realização de suas obras. Surgiu assim: “O Gigantesco ímã”.
Âncora do Sertão: Quais as principais preocupações estéticas e sociais que pautaram a elaboração do longa “O Gigantesco Ímã”? Como ocorreu o seu processo de construção?
Petrônio: Uma importante motivação social é que o trabalho de Evangelista está inteiramente ligado as questões de patente no Brasil. Em nosso país é bastante difícil patentear algo, bem como, simplificar a estruturas de máquinas e recriar determinadas máquinas para que possam custar menos. Essa é a ideia de Evangelista. A burocracia aqui é muito grande e isso favorece as grandes empresas de capital externo que mantém seus produtos no Brasil.
Quanto a motivação estética, eu sempre gostei de uma arte transgressora. Algo que não repita modelos, algo que fosse único. E como não tínhamos o interesse de fazer uma ficção sobre o assunto, fizemos um documentário experimental, assim como é experimental todo o pensamento científico de Evangelista
Âncora do Sertão: Como você avalia a recepção do documentário pelo público e pela crítica?
Petrônio: Não é um filme sobre pessoas famosas; possui uma pesquisa de linguagem, assim como, são as invenções de Evangelista. Mesmo pertencendo a um estilo ligado ao cinema de arte, que não é tão popular para as massas no Brasil, nós conseguimos a atenção de importantes críticos de jornais do país e temos mobilizado um público alvo bastante ligado a educação e demais pessoas que trabalham com arte e cultura.
Âncora do Sertão: O lançamento que ocorrerá no dia 10 de março se configura como um lançamento nacional do documentário?
Petrônio: Exato. O filme será lançado simultaneamente no Rio de Janeiro, Recife e em Cachoeira, na Bahia. A partir do dia 17/03 será lançado em Maceió e Afogados da Ingazeira e dia 18 em Serra Talhada, no Centro Dramático Pajeú. Ainda em março o filme também estreará em Curitiba e em São Paulo. Estamos com promessas para outras cidades.
Âncora do Sertão: Quais as maiores dificuldades encontradas durante todo o processo de elaboração e divulgação do filme?
Petrônio: Na fase de filmagem, nossa dificuldade foi financeira. Os sócios: eu, Tiago Scorza e Marcos Carvalho, investimos mais de 30 mil reais para captação de imagens e sons suficientes para a montagem por conta própria. O processo de finalização e distribuição já contou com  recursos estaduais de Pernambuco, via o edital do audiovisual do Funcultura .
 Âncora do Sertão: Você já tem planos para próximos projetos? Quais?
Petrônio: O próximo longa será “O silêncio da Noite é que tem sido testemunhas da minhas amarguras” sobre a poesia e seu significado para os poetas que existem na fronteira de Pernambuco e Paraíba, entre as regiões de Pajeú e Cariri. Todo rodado em São José do Egito (PE), Ouro Velho e Prata (PB).
EXIBIÇÕES PELO BRASIL
“O Gigantesco Ímã” tem conquistado importantes prêmios pelo Brasil, como por exemplo, o de Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora pelo Júri Oficial do 8° Festival de Cinema de Triunfo – PE, bem como, Melhor Documentário da Mostra DOC Fam pelo Júri Oficial no 19° Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM.
O filme em questão configura-se como um grande representante da qualidade das produções Pernambucanas e como salientado pelo seu diretor, está prestes a ser distribuído nacionalmente (pelaInquieta distribuidora), sendo assim, não deixe de prestigiar as salas de cinema por onde “O Gigantesco Ímã” irá passar. Ressaltamos, ainda, que em Serra Talhada as sessões do documentário ocorrerão nos dias  18,19, 25, 26 de março no Centro Dramático Pajeú, na rua Henrique de Melo, número 195 e que o valor do ingresso individual é de R$ 5,00.
10 de março:
Afogados da Ingazeira (Cine São José)
Rio de Janeiro (Cine Joia Copacabana)
Rio de Janeiro (Cine Joia Jacarepaguá)
Bahía (Cine Theatro Cachoeirano)
Recife (Cinema São Luiz)

17 de março
Maceió (Cine Arte Pajuçara)
18 de março
Serra Talhada (Cineclube Pajeú)
31 de março
São Paulo (Caixa Belas Artes)
7 de abril
Curitiba (Cine Guarani)

Para mais informações acesse ogigantescoima.blogspot.com.br ou pelo Facebook Gigantesco Ímã

Nenhum comentário:

Postar um comentário